11.26.2002

[ As Mentiras que os Homens Contam, p. 54 - Luis Fernando Veríssimo ]

O que dizer?

Cinco coisas pra dizer quando seu filho menor chegar em casa e quiser saber o que é, pela ordem: contrato de risco, dívida externa e sexo.

   1 - Vá dormir!
   2 - Pergunta para a sua mãe.
   3 - Pergunte para a sua mãe e depois venha me dizer.
   4 - Contrato de risco é como se o papai mandasse você procurar minhocas no quintal e, como o quintal é do papai, você ficava com parte das minhocas e o papai com outra parte. Dívida externa é... como, que parte da minhoca. Tanto faz, 40% da minhoca para você e 60% para mim. Não, você não pode botar sua parte da minhoca no prato da sua irmã. Não sei como é que se descobre qual é a cabeça e qual é o rabo da minhoca, e não faz diferença. Está bem. Eu fico como os rabos. Esquece a minhoca! Dívida externa é como a mamãe pedir dinheiro emprestado para o papai para pagar a loja, depois pedir dinheiro emprestado para a sua avó - e sem me dizer nada! - para pagar o papai e pedir dinheiro do papai para pagar a sua avó, e ainda gastando a minha gasolina no vai-e-vem! Pode, pode botar sua parte das minhocas no prato da mamãe. Agora sexo é mais ou menos como contrato de risco e dívida externa, só que é fundamental saber onde fica tudo na minhoca. E vá dormir!
   5 - Escuta aqui, com que turma você tem andado.