11.22.2002

Dialeto de faxinera

Acontece com todo mundo. Pode ser com um porteiro de prédio, faxineira, nossos amigos naquele estado breaco, paraguaios e argentinos, sem preconceito. Simplesmente não dá pra entender que língua o outro lado tá falando. Vejam abaixo do que eu tô falando. É hilário. Direto do blog da Paula,

aaae uunn!
Batata

PS: Vocês sabiam que, durante a facul, nós tivemos 3 empregadas, consecutivas, de nome Fátima? Será que é algum fetiche?

***********************************************
Terça-feira, Novembro 12, 2002

A Camareira

Esqueci de contar, mas agora além de ser aprendiz de comediante eu moro num hotel. Éam. Tá bom, tá bom, é um apart-hotel. Mas tem todas aquelas coisas divertidas de hotel, começando pela camareira. Me mudei no domingo à tarde, então nosso primeiro embate foi só ontem. Eu estava calmamente escovando os dentes quando péeeeee, a campaínha. "Quem poderá ser?", "que merda será que eu já fiz?", e abri uma frestinha da porta. Dei de cara com uma pigméia de cabelo joão-machão. Mal-encarada, ela olhou pra mim e disse: "nhonhonhonho-limpá?" Eu disse: HEIN? "Que horas que eu posso voltá pra limpá?" Aaaaahn bom. "Bom, a senhora pode voltar daqui a uma hora mais ou menos". "Nho", e ela se foi.

Fui pro trabalho e, na hora do almoço, voltei pra receber o meu recém-adquirido colchão-americano-de-mola-igual-de-hotel-legal-de-quicar-em-cima. A cama ainda estava bagunçada, sinal de que a dona pigméia tinha cagado solenemente pra minha recomendação. Oquei. Abri a porta de casa e avistei sua bundinha gorda láaaa no final do corredor, no último apartamento. Andei até lá e disse: "oi dona camareira, a senhora ainda não arrumou o meu apartamento, néam?" "nhonhonhodaquiapouco", ela disse. "Daqui a pouco, é? Será que a senhora pode ir só daqui a uma meia hora? É que eu estou esperando chegar o colchão novo, daí a senhora já arrumava a cama direitinho..." Ela olhou pra mim com seus olhinhos miúdos fumegantes e disse: "NÃO! Não dá, eu vou agora porque daqui a pouco eu largo", virou as costas, ligou o aspirador de pó e ignorou a minha pissoa.

Enfiei o rabinho entre as pernas e voltei pro meu apartamento, seguida pela pigméia, que arrumou a cama ainda com o colchão de pedra, varreu aqui e ali e saiu andando. Cinco segundos depois chegou o colchão novo e eu tive que tirar a roupa de cama toda e arrumar tudo de novo. Pobre de mim.
Hoje foi a mesma coisa, eu mal tinha terminado de tirar as minhas remelas e péeeeeeee. Abri a porta de calcinha e camiseta, prela ver que eu tinha acabado de acordar mesmo. Ela ficou me encarando. "A senhora quer arrumar agora, né?", perguntei, crente que ela ia dizer nãaaao, deixa que eu volto mais tarde. "Pois é", ela disse. Então eu resolvi desafiá-la. "Então tá, entraê e arruma enquanto eu me arrumo pro trabalho." E não é que a pigméia escancarou a porta e entrou? Rá rá rá, gostei dela. Baixinha e invocada e corajosa. Resolvi terminar com a guerra e fazer contato. "Como é o nome da senhora?" "Nice" Depois disso, entrei no meu meninasimpatica-mode e só vou dizer que Dona Nice me levou pra conhecer o apartamento do namorado da Mila Moreira e o do "japonês do quinze" (whatever that means!), fez listinha de podrutos de limpeza que eu preciso comprar pra ela fazer faxina pesada no meu apê a trinta reau e ainda resolveu o meu principal problema: vai lavar e passar as minhas roupas a vinte reau. Porque eu também sei ser simpática, morô?

Rascunhado por Paula Foschia às 7:22 PM


Comentário #40 - Nov 14 2002, 12:03 am: A faxineira fanha

Oh guria, quando a faxineira pigméia não puder aparecer no serviço, manda um e-mail que te envio a minha faxineira fanha e vais ter mais assunto para o blog. Ela nao é de um fanho comum. Usa quase que só as vogais. Imagina a minha cara quando abri a porta pela primeira vez!! Só tinham me avisado que era gaga. Que nada! Ela adora o $reau e esta comigo ha duas copas do mundo e nunnnnnnnnnca faltou e nem mata os parentes. Vai junto um glossário e a tecla SAP
ona iina - sap rápido - Dona Cristina
o oor ar io - Doutor Marcio
o ins, o iiiinsssss (essa foi difícil pacas) o jeans
Ela também passa as nossas roupas e trabalha cantando
in oeu in oeu Já esta com o espírito natalino!!!
Agora vou lá votar.
Inté!

Cristina


***********************************************
Sábado, Novembro 16, 2002

A Aiea Aaanha - ou - A Faxineira Fanha

Quanto mais louca eu e minha vida ficamos, mais loucos são os comentários e emails que eu recebo. Um dos mais sensacionais dos últimos tempos foi o da Cristina, que apareceu por aqui nos comentários do email sobre a minha camareira. Pra quem não leu, ela contou que tem uma faxineira fanha, que só fala as vogais. O comentário foi tão engraçado que a própria Cristina arrumou fãs e recebeu emails (eu já disse que ela tem que fazer um blog...) Conversa vai, conversa vem, depois da troca de alguns emails a Cristina me mandou mais informações sobre a tal faxineira, a Regina*. No email, um attachment bizarro: uma gravação de um monólogo da faxineira fanha. Leiam o email da Cristina:

"Pena que ela estava calma porque a voz fica boa...bom mesmo é quando esta afobada, aí é show...e ela nao esta nem aí...sem complexo!!!! Uma vez foi em um hotel..acho que devia ser apart hotel e o recepcionista chamou o interprete porque ele nao entendeu aquele idioma..isso ela conta as gargalhadas. Uma vez me pediu socorro porque queria fazer "resgastradamento" do iiiiiiiiquiiiiiiiii e o cara nunca entendeu que ela queria recadastrar o cic. Outro dia pedi que fosse comprar pasteis aqui perto, só que quem vende é uma japonesa que mal fala o português então providenciei uma listinha porque achei que nem uma ONG ia estabelecer a ponte entre as duas. Quando ela fala rapidíssimo eu sempre acho que estou assistindo a um filme do Tarzan..sabe aquela sonoplastia de macaquinhos ...oioioioioioioooiiiiii eu juro.... Nao pensem que sou só malvadinha, já tentei ajudar e uma outra patroa já tinha pago um curso com o inacreditável Simon Wajntraub, alias eu descobri que ela tinha sido aluna dele por acaso...um dia estava aqui trabalhando e toca o telefone, atendi e levei um susto DEUS ESTAVA FALANDO COMIGO Uma voz que só pode vir de outro plano....Levei um tempo até processar os dados da conversa. Era o tal, que eu já tinha visto no Jô Soares, querendo saber quanto eu cobrava para fazer um anuncio...nao deu em nada porque sinceramente eu nao conseguia levar a sério e no fundo "Deus" queria era comparar preços. A Regina ouvindo o papo me contou que já tinha sido aluna..Bem feito porque é a prova que ele nao cura todo mundo como afirma...Só que ela acha que ficou assim porque quando era bebe caiu do berço...agora me conta QUAL FAXINEIRA ESTRANHA NAO CAIU DO BERÇO??????"

Agora vocês estão morrendo de curiosidade pra ouvir a gravação da Regina, a faxineira fanha, certo? O que é que vocês me pedem chorando que eu não faço sorrindo? Querem rolar de rir? Apertem o cinto - e a tecla SAP, se tiverem - e cliquem aqui (NE: o arquivo tem 420k, mas muiito vale a pena) pra ter uma experiência inesquecível.

[*os nomes foram trocados para ooeeeer a iiiaiiiaaaeee ooos eoaaaeeens*]
Rascunhado por Paula Foschia às 10:46 AM
***********************************************