10.28.2002



Brasil da Silva
Os brasileiros têm um novo presidente eleito com uma votação inédita na história do país

Somos, desde ontem, o país dos Silva. De Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-torneiro-mecânico eleito ontem, com mais de 51 milhões de votos, presidente da República. De Marisa Letícia Lula da Silva, a ex-babá que virou primeira-dama do país. De José Alencar Gomes da Silva, empresário que agora é vice-presidente do Brasil. De Marisa Campos Gomes da Silva, mulher de Alencar.

Nada diz melhor o que é esse novo Brasil do que o sobrenome dos personagens mais importantes da vida pública do país desde ontem à noite. Nunca este tão vasto território viu tamanha mudança de poder. Não foi fácil, disso Luiz Inácio Lula da Silva sabe muito bem. Faz treze anos que esse pernambucano obstinado insiste em substituir a linhagem de políticos tradicionais que há meio milênio se reveza no poder. Tentou uma, duas, três vezes. Chorou nas três derrotas e, na vitória, lembrou-se de dona Lindu: ‘‘Lamento que eu tenha chegado aonde cheguei 22 anos depois da morte de minha mãe’’.

Lula chega lá, espanta o mundo e dá esperança aos latinos-americanos e às esquerdas de todos os continentes de que é possível diminuir as distâncias que separam os ricos dos pobres com prudência democrática, sem movimentos bruscos. Hoje, Lula deve conversar por telefone com o presidente dos Estados Unidos, George Bush, e do México, Vicente Fox. Depois, descansa por alguns dias com a família, antes de preparar a transição mais radical da história brasileira.
------------------------
Capa Correio Braziliente - 28/10/02 - Versão em PDF