VESTIBULAR UNICAMP 2.046
PROVA DE LITERATURA BRASILEIRA
1. Leia o trecho do poema abaixo e responda as questões:
"O jumento e o cavalinho
eles nunca andão só
quando sai pra passear
levam a égua pocotó"
(Éguinha Pocotó, Mc Serginho, 2003)
a) A forma adotada pelo autor do texto leva o leitor a uma reflexão crítica a cerca de alguns elementos do estilo literário da época, ao mesmo tempo em que insere temáticas dotadas de valor universal. Assinale a passagem em que o autor expressa com maior intensidade este dualismo. Identifique a figura de linguagem adotada.
b) Ao posicionar em um mesmo patamar personagens que até o momento só haviam sido tratados com a devida separação de classes, coloca o autor "o jumento e o cavalinho" como uma paródia da realidade social do país na época. O brilhantismo desta visão crítica é destacado por expressões que para um leitor menos atento podem parecer erros gramaticais, mas que na verdade geraram uma nova aplicabilidade da língua portuguesa. Identifique estes trechos e as inovações gramaticais por eles introduzidos.
c) Eleita como acompanhante nos passeios dos dois protagonistas, a Égua Pocotó rompe a solidão até então predominante no panorama urbano estabelecido. Mais do que um triângulo amoroso convencional, o autor atribui aos personagens um status que transcende a natureza metafísica convencional. Emerge então o caráter feminino, no auge de sua auto-afirmação como contraponto ao pansexualismo. Descreva o papel da Égua Pocotó como elemento de instabilidade no equilíbrio social do início do século XXI.
d) O texto de Mc Serginho, precursor do movimento literário-cultural denominado pocotoísmo, propõe uma nova métrica e abordagem ao texto poético. Alguns críticos da época chegaram a compará-lo à "pedra no caminho" de Drummond, um poeta de menor importância no século XX, injustiça revertida mais tarde com a identificação da sua efetiva quebra de paradigma literário. Compare o estilo da obra de MC Serginho com os autores clássicos do século XX e justifique a relevância de sua obra."
Terpomo
Por Juliano Motta
2.27.2003
A volta
Foi tranquila. Mesmo tempo, mesma distância.
Comentários: Cuidados redobrados a noite com carros e especialmente ônibus. Subir de já de cara a Brigadeiro foi um pouco cansativo, mas tranquilo. Novamente, o mais foda são os ônibus. Descer a Rebouças foi um pouco complicado. Muito carro. Como já não tava tanto trânsito, o pessoal os carros aproveitam e andam bem rápido. Próxima vez vou tentar pela Arthur de Azevedo ou pela Cardeal.
Resumindo, gostei da brincadeira. Tô pensando ir amanhã de novo, caso não eu não vá correr de manhã na USP. Vamos ver. Preciso comprar uns equipamentos: capacete, lanterna traseira, luva, suporte para caramunhola, a caramunhola e material para conserto de pneus furado. Em seguinda uma mochila de ataque vai ajudar bastante. Já estou de olho num modelo bem legal da Curtulo de 25 litros, com suporta para camel back. Agora estou com um cansaço gostoso, de missão cumprida. Ainda vou no Extra comprar unas coisas (acabou a água aqui em casa) e depois pra cama.
Deixei o carro em casa
Hoje vim pela primeira vez para o trabalho de bike. Cheguei trânquilo, banho tomado e estou no computers djá.
Partida: Moro no Vila Sâo Francisco, ao lado da USP, quase Osasco.
Chega: Centro, Rua Jandaia, próximo viaduto Maria Paula.
Distância: 15,5 km
Tempo: 59 min
Cuidados a serem tomados: Ônibus, carros saindo de garagem, caras fumando com o braço pra fora da janela, pedestres, principalmente em calçadas estreitas
Comentários: Vim bem, tranquilo. A subida da Rebouças foi a parte que mais compremeteu no tempo. Lá a velocidade média ficou entre 8 e 10km por hora. Compensa da descida da Brigadeiro (que na volta é subida!!). Atravessar a Paulista de bike, de manhã, andando na mesma velocidade dos carros, foi legal. Logo mais publico como foi a volta.
2.15.2003
Da coleção "Cartas para Maria"
Hey girl, hey mary, hey you.
Chovi no molhado hoje, de novo. Insisti no erro e pisei no tomate. Pato novo não mergulha fundo e é pura verdade. Tá foda, o peso de algumas coisas, tô pegando pesado de novo. Deixei pra trás tudo que estava querendo e todo progresso (pequeno) em direção a uma vida mais equilibrada.
Hoje faltou um ombro pra chorar, pra deitar a cabeça e olhar nos olhos. Alguém com quem pudesse sentir e compartilhar um sorriso de tudo bem, não se preocupa, que tudo vai melhorar. Ouvir mais. Falar menos. Sentir mais. Perceber mais. Faltou. Tá faltando alguém que para sorrir junto, mesmo não sendo nada, saber que tem alguém que nos transforma em tudo.
Já sei que não tem pelo em casca de ovo e continuo procurando. Santa teimosia. Santa paciência. Santa agonia. Jugo conjugado em primeira pessoa, sem declinação para outros pronomes. Se cair, o bixo pega. Se ficar, o bixo pega mais rápido.
Mari, agora já estou melhor. Mais foi foda. Até eu chorar, foi muito foda. Percebi que o mundo passa, e eu preciso prestar um pouco mais de atenção para algumas coisas.
Viva! Quando eu voltar a ser criança, quero construir uma nuvem de algodão, cheio de criaturas soturnas, para eu poder me assustar de brincadeira e poder correr pela calçada, brincando de esconde-esconde, pega-pega e mês abril.
beijo
attom
2.14.2003
Queda
Hoje falou um ombro para encostar a cabeça. Alguém pra poder dizer "Você me dá paz". Amanhã vou acordar cedo, correr na USP, correr, correr, correr até cansar. Aí pegar a bike e andar, andar, andar até cansar.
Last message received on 14/2/2003 at 23:17
renatinha_77@hotmail.com says:
e aí batata! e a balada de hoje?
Juliano says:
cama
renatinha_77@hotmail.com says:
e como anda a vida?
Juliano says:
foda
renatinha_77@hotmail.com says:
e essa economia de palavras?
Juliano says:
nada
renatinha_77@hotmail.com says:
poxa... vou te deixar com seu silêncio
Juliano says:
mudo
renatinha_77@hotmail.com says:
percebi
Juliano says:
tudo
renatinha_77@hotmail.com says:
ok
renatinha_77@hotmail.com says:
boa noite!
Juliano says:
você
renatinha_77@hotmail.com says:
?
Juliano says:
como
renatinha_77@hotmail.com says:
você oq?
Juliano says:
bobo
renatinha_77@hotmail.com says:
afe! não tô entendendo nada
Juliano says:
cuca
renatinha_77@hotmail.com says:
??????????????????????????????????????
??????????????????????????????????????
??????????????????????????????????????
????????????
Juliano says:
ludo
renatinha_77@hotmail.com says:
tudo isso pra dizer boa noite
Juliano says:
idem
São Paulo
Tem dias que eu digo não
Inverno no meu coração
Meu mundo está em suas mãos
Frio e garoa na escuridão
Sem São Paulo, o oo ooo
O meu dono é a solidão
Diga sim que eu digo não
Sem São Paulo, o oo ooo
O meu dono é a solidão
Diga sim que eu digo não
Quem é seu dono
Ninguém São Paulo
Quem é seu dono
Ninguém São Paulo
Despertar . . .
São Paulo